Realizada primeira feira cultural, gastronômica e de agricultura familiar em FN

0
1233

Com total apoio da prefeitura municipal as secretarias de Cultura, Turismo, Lazer e de Agricultura realizam evento que foi talhado para ser um sucesso.

Artistas do Cras: Bordado e pintura em tecido de profissionais formados no Centro de Referência de Assistência Social.

A ideia é que aconteça semanalmente, sempre às quintas-feiras, sendo que em razão da semana santa, a próxima acontecerá dia 04 de abril. A primeira feira cultural e da agricultura familiar de Fortaleza das Nogueiras demonstrou os talentos locais desde à música – animação ficando por conta da banda Cheiro de Mulher, de Danilo Oliveira – com a apresentação da Escola de Música Cultural do município em parceria com o Centro Cultural de Educação Sócio profissional Miguel DellAcqua, à exposição dos trabalhos dos participantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social),que fazem curso de pintura em tecido, bordado, artesanato em E.V.A e em meia de seda, além das pessoas que lidam com a gastronomia local: comidas típicas, exóticas, etc.

Também foram expostas garrafas térmicas artesanais trabalhadas em madeira, bem como a arte da palha da palmeira Tucum, com a qual a jovem da foto abaixo fabrica bolsas para praia e demais utensílios; além de ser exímia desenhista.

Produção à mostra: Exímia desenhista e artista em confeccionar bolsas em palha de Tucum.

A feira é um espaço aberto para artistas e produtores locais expor e vender seus produtos, numa iniciativa plausível do governo municipal.

“O evento foi escolhido justamente neste horário [a noitinha] para nós criarmos no município uma cultura da comercialização e da exposição dos trabalhos da produção da agricultura familiar. A feira é um esforço da nossa administração, de Aleandro Passarinho. Esta é a primeira e teremos muitas”, enunciou Ernane Seidel – Subsecretario de Agricultura. Ele também destacou que para a próxima “já tem as bancas de feira”.

A secretária de Cultura, Turismo e Lazer; Joilene Assunção disse que um dos objetivos da feira é “movimentar a economia local e trazer a público aquilo que o povo produz e fica estocado dentro de casa. Então a ideia é que ele [o artista ou produtor rural] traga para feira, venda e aumente a economia do município, pois ele vai ganhar seu dinheiro, que certamente circulará dentro do próprio município”.

A secretária externou sua alegria e contentamento com a feira, ao dizer que “foi um sucesso. E a gente fica muito feliz com isso. Graças a Deus a maioria já vendeu praticamente todos os produtos e, a gente ver no olhar deles a expressão de felicidade”.

Ambas as secretárias agradecem sobremaneira a preocupação do prefeito em fazer acontecer as feiras no município e uníssonas dizem que por incentivo dele aconteceu a primeira feira, que terá a periodicidade semanal, a partir do dia 04 de abril.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRigo Teles recebe apoio de vereadores de Bacabal e promete continuar trabalhando pela população
Próximo artigoSABATINADA: Rosélia Fernandes responde a questionamentos dos vereadores em sessão da CV de FN
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.