Secretário de Saúde e diretora do hospital de FN prestam esclarecimentos aos vereadores

0
216

No ensejo presidente Edimar Dias divulga receitas e despesa da Casa e é admirado pelos demais parlamentares

Na sessão de segunda, 03, a Câmara Municipal de Fortaleza dos Nogueiras recebeu Aurilea Araújo, diretora da Unidade Mista Casa de Saúde Ovídia Nogueira e André Rodrigues França, Secretário Municipal de Saúde. Eles atenderam o convite dos vereadores para explicar acerca da prestação de serviços da saúde.

Antes de adentrar nas discussões e questionamentos a respeito da saúde o presidente da Casa, vereador Edimar Dias (PTB) fez uma prestação de contas das receitas e despesas do primeiro semestre. Mesmo não sendo uma obrigatoriedade de Lei, o presidente fez questão de fazer a prestação de contas, o que suscitou elogios e admiração por parte dos demais parlamentares.

Edimar Dias também explicou o motivo de exonerar a jurídica da Casa e de rescindir o contrato no posto de combustível.

Em seguida o secretário de Saúde, André França e a diretora da Unida Mista Casa de Saúde Ovídia Nogueira, foram sabatinados pelos parlamentares.

Anatólio Nogueira (AVANTE) saiu em defesa dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e dos técnicos de enfermagem. Para este disse que a exigência do livro de ponto é correta, mas não concorda em penalizar com a devolução dos salários aqueles que não assinam, pois “elas têm família, precisam do seu salário; trabalham para sobreviver”. E disse que os ACS visitam as casas sim; mas a dificuldade, muitas das vezes é encontrar as pessoas em casa.

O vereador Gesmar Nogueira (AVANTE) usou a tribuna para relatar acerca da saúde de Fortaleza dos Nogueiras, destacando a necessidade de ser realizada na Unidade Mista Casa de Saúde Ovídia Nogueira cirurgias de pequena complexidade.
Também elogiou o presidente da Casa por ter detectado impedimento da assessoria jurídica e, prontamente ter resolvido a situação de forma legal.

A vereadora Joilma foi sucinta em sua fala. Pediu ao secretário de saúde que providencie a presença de enfermeiro na zona rural ao menos duas vezes no mês. Também parabenizou o presidente da casa, Edimar Dias, pela atitude quanto à questão da assessoria jurídica.

O vereador Carlos Zoel (AVANTE) chamou atenção a respeito da assinatura do livro de ponto. “É tão fácil o cara já ir para o trabalho dele e só assinar o ponto”.

Ele também parabenizou a gestão do presidente Edimar Dais. “Parabéns pelo seu trabalho até agora na câmara. Não vou mentir, não, me surpreendi. Sou muito sincero, não esperava isso. Até agora está sendo uma administração exemplar para esta câmara”.

Ronaldo Mourão (PTB) discorreu acerca das melhorias na saúde no que concerne a medicamentos na farmácia básica e a estrada para a localidade Gameleira, que segundo o vereador está sendo recuperado os trechos mais críticos.

O vereador Renato Arruda (PTB) questionou acerca do estado das ambulâncias e reportou-se aos Técnicos Agrícolas dizendo que eles não cumprem suas tarefas como deveriam e sugeriu mais uma vez que seja feita por eles, hortas nas escolas.

O presidente Edimar Dias (PTB) ao finalizar a sessão disse que o trabalho de vistoria vai continuar.

E corroborando com o que o vereador Gesmar Nogueira relatou sobre a realização de cirurgias, disse que com esforço de gestão dá para realizar as de pequeno porte aqui, como já se fazia há 20 anos.

O Coordenador da Unidade Mista Casa de Saúde Ovídia Nogueira, João Antônio agradeceu ao vereador Gesmar por falar da necessidade de ir atrás de recurso para garantir a realização de cirurgias, sobretudo no que concerne a um anestesista para que os procedimentos cirúrgicos sejam feitos na Unidade Mista com o mínimo de segurança.

Antecedendo ao encerramento da sessão o pastor da Igreja Assembleia de Deus Ministério COMODADESMA, proferiu palavras de bençãos e finalizou com a oração do Pai Nosso.

Indicação

O vereador Anatólio Nogueira – Anatolin (AVANTE) fez indicação para que seja baixada a ladeira da localidade Santa Maria, na estrada do povoado Gameleira.

Requerimentos

Ambos de autoria da vereadora Joilma Santos (PDT) e aprovados por unanimidade requerem a realização da sexta e sétima sessão itinerante nas Localidades Celoura e Muriçoca, respectivamente.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSessão de esclarecimento   é marcada pelo louvor dos jovens da Igreja Assembleia de Deus Ministério COMADESMA
Próximo artigoEm sessão solene de encerramento do semestre presidente Edimar Dias pontua qualidades de cada vereador
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.