Vereadores começam analisar contas do gestor e externam pontos de interrogação

0
827

Na segunda-feira (06) os vereadores debateram acerca de projetos que foram retirados da Casa pelo chefe do executivo; unificação de matrículas e reestruturação do plano de cargos, carreira e remuneração dos professores.

A justificativa foi “a longa análise da Casa e consequentemente a não colocação na pauta de votação”, diz o texto do ofício encaminhado à casa e lido em plenário. Mas para o vereador Carlos Zoel – Cazoel (PP) ele “deveria ter retirado apenas itens que eram inconstitucionais: a permuta e redução de carga horária e, não o projeto inteiro. Para vocês vêm que ele é mal-intencionado”.

O vereador Túlio diz que a Casa também tem sua responsabilidade, pois “a gente poderia entrar com uma emenda retirando os requisitos inconstitucionais e deixando a reformulação dos servidores que estão com o prejuízo”.

Sobre as estradas vicinais Cazoel referiu-se às localidades Canto do Boi e Repartição. “Nesta comunidade, segundo informações, as máquinas passaram quase dois meses e trabalharam apenas um dia meio”.

O vereador mencionou também o estado crítico das pontes da comunidade Repartição, que ele definiu como “triste”. E disse que lá “são três pontes e, uma caiu tem três anos. Elas foram feitas no primeiro mandato do Nogueira, no segundo fez de novo e, estão lá [em tal situação]. Muitos produtores de lá e não têm como escoar sua produção para a cidade”.

Em se tratando da retirada de projetos, a vereadora Maria José (PSD) diz que chefe do executivo “quer destratar da câmara, destratar das leis”.

Ela também sugeriu que seja feita uma audiência pública para expor à população a respeito da prestação de contas.

Em sua fala Gesmar Nogueira foi enfático e ferrenho. “Há indícios de licitação fraudulenta”, diz o parlamentar em vídeo abaixo.

O vereador Edimar Dias (PHS) referiu-se às estradas vicinais, que carecem re recuperação urgente e mencionou acerca da relevância da transparência na administração pública.

Finalizando a sessão, presidente Antônio Félix esclarece acerca de projetos e inconstitucionalidade.

Indicações

De autoria da vereadora Maria José versam sobre a questão turística, são duas. Uma pede que o prefeito ponha banners dos pontos turísticos do município em local estratégico. Em outra indicação pede a recuperação das estradas que dão acesso a esses pontos turísticos.

O vereador Edimar Dias solicita que o gestor viabilize emenda parlamentar para pavimentação do bairro Nova Fortaleza, pois o calçamento “ficou em péssimas condições após a obra do saneamento básico”, atesta em sua justificativa.

Também pede que o prefeito que adquira mais um caminhão de lixo “para melhorar a coleta de lixo na cidade”.

 

N.R: A vereadora Joilma Santos (PSDC) não esteve presentes e mais uma vez o vereador Magno (PCdoB) manteve-se calado.

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFlávio Dino tenta manobra na Câmara para impedir vistoria no Porto do Itaqui
Próximo artigoGesmar Nogueira alerta para segurança nas escolas de FN após ameaça de jovem
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.