Vereadores elogiam ações da gestão municipal

0
918

Mas criticam ausência do secretário de meio ambiente que não atende convites para comparecer à Casa e prestar esclarecimentos a cerca da pasta

Na sessão de anteontem, os vereadores aliviaram as críticas despendidas à gestão. Elas têm sido algo corriqueiro em praticamente todas as sessões. Decidiram assoprar em contraposição às mordidas. Elogiaram algumas ações do governo, como a construção da ponte sobre o Riacho dos Anjos, que dá acesso ao município de Formosa da Serra Negra e o melhoramento em algumas estradas vicinais.

Neste morde e assopra não faltaram alfinetadas no secretário de meio ambiente, porque o chefe desta pasta não atende os convites dos parlamentares. Já são dois ofícios oriundos de requerimentos aprovados que solicitam sua presença para prestar esclarecimentos a respeito das ações de sua secretaria.

Presente à sessão, o presidente do sindicato dos servidores municipais de Fortaleza dos Nogueiras, Joenesson usou a palavra pedindo mais uma vez a intercessão dos vereadores junto ao chefe do executivo para que este reúna-se com os servidores e discuta o Plano de Cargos, Careiras e Salários (PCCS).

Fala dos Parlamentares

Gesmar Nogueira (PSDB)

Referindo-se aos servidores, o parlamentar disse que está “otimista com o plano, porque a câmara abraçou de certa forma, essa causa de vocês e a prefeitura aceitou a proposta de conversar, dialogar e procurar aquilo que for melhor para o município e para vocês também. Eu tenho certeza que o que depender da câmara e do prefeito será solucionado em breve”.

O vereador disse ainda que na ocasião da visita do governador à Agrobalsas cobrou novamente a rede de distribuição da água do poço da localidade Piaçaba. “E ele disse que em breve irá mandar olhar”.

Carlos Zoel (PP)

O parlamentar de discursos enormes limitou-se apenas a informar que “a prefeitura disponibilizou a patrol do município e, eu até agradeço porque ajudou a arrumar as estradas. Eu estou acompanhando e, a gente ver o povo alegre, o povo feliz rodando na estrada. Então quero agradecer ao secretário e dizer: pode contar comigo”.

Aos servidores, o parlamentar manifestou mais uma vez seu apoio e disse que o gestor já deveria ter dado uma posição, pois a reivindicação dos profissionais da saúde já passa dos 30 dias.

Maria José (PSD)

Parabenizou o secretário de Infraestrutura, José Ribamar Pereira (Riba Rico), por de quando em quando se fazer presente à sessão e lamentou pelos que não atendem à solicitação da Casa para prestar esclarecimentos, referindo-se à ausência do secretário de meio ambiente.

Em se tratando do PCCS dos servidores, a parlamentar acredita que “terá um bom resultado” e, aconselhou: “É com paciência”.

Maria José também relatou acerca da construção da ponte sobre o Riacho dos Anjos, danificada há sete meses e, que o governo de Fortaleza construiu. “É uma ponte que dá acesso aos dois municípios [Fortaleza dos Nogueiras e Formosa da Serra Negra], mas só o município de Fortaleza está fazendo a conclusão de todo serviço. Então quem está de parabéns é o povo, a gestão de Fortaleza. Mas quem ganha mesmo é o povo”.

Renato Arruda (PRP)

O vereador acredita que o prefeito irá “procurar um jeito de resolver o problema dos servidores” que buscam a implantação do plano de cargos, careira e salários. “Não pode ser de uma vez o dinheiro todo, não. Mas o importante é que resolva. Eu acredito que ele está interessado, está vendo que os funcionários precisam, têm direito”.

Arruda ao falar sobre a ausência do secretário de Meio Ambiente disse que ele “deveria dar uma satisfação”, e reportou-se mais uma vez ao secretário de Agricultura. “O Antenor nunca pisou aqui e, ele foi o vereador que mais abusou”.

Mais uma vez arruda teceu sua mesma crítica quanto à competência de alguns chefes de pastas. “Tem secretário que não serve nem para ser vigia de matadouro”.

João Fernando – Túlio (PTB)

“Quero aqui dizer que o prefeito Aleandro se sensibilizou, vai resolver o problema dos funcionários dos 40%. Esso mostra que ele quer o benefício ao povo de Fortaleza dos Nogueiras”.

O parlamentar lembrou ainda que “no primeiro dia de mandato dele [prefeito] começou e fez a reforma do hospital. (…) Ele está desenvolvendo o andamento de nosso município”.

E tornou a referir-se ao PCCS dos servidores, lembrando que já poderia ter sido incluído antes em outras gestões. “Há muito tempo isso deveria ter sido enquadrado juntamente com o dos professores naquele tempo”.

Edimar Dias (PHS)

O parlamentar agradeceu ao secretário de Infraestrutura, Ribamar Pereira (Riba Rico) por atender as solicitações do vereador Carlos Zoel. “Meus agradecimentos ao nosso secretário Riba e os meus parabéns ao nobre vereador Cazoel pelo atendido do secretário ao vereador, e pela atitude do parlamentar que está aí levando as máquinas ao nosso interior para arrumar nossas estradas”.

Ratificou que sempre “elogia quando merece”. E enfatizou: “O povo fica satisfeito e, o que nós queremos aqui é ver a satisfação do povo. A alegria deles é a nossa alegria, a satisfação dos servidores em ser atendido é a nossa satisfação”.

Dias ainda relatou que nunca foi atendido em suas solicitações, mas que ficou satisfeito em saber que o seu colega foi atendido, pois ele “nunca pediu para ele, mas para o povo. Infelizmente estive mais de um ano levantando a bandeira do governo, não fui atendido nem uma vez. Não vou chorar, porque estou vendo que nosso colega vereador [Cazoel] pediu, o secretário atendeu. Quero é que desenvolva… Se puder atender uma indicação do vereador Edimar… Mas, vereador, continue seu trabalho. Secretário ouça esse vereador! (…) E eu fico satisfeito, porque está sendo feito para o povo”.

Antônio Félix (PSL)

O presidente da Casa finalizando os trabalhos evidenciou que a gestão estava um pouco na contramão “com a parceria com a câmara”. Mas a Casa mantendo sua linha de defesa está fazendo a gestão perceber que os poderes têm de ser harmônicos para o bem do povo. “Então a câmara ao lado da administração fazendo parceria as coisas acontecem”.

Presidente Antônio Félix: Aqui, a maioria dos recursos é do Estado e da União, isso dificulta o trabalho com agilidade”.

Sobre o PCCS o presidente disse que o prefeito o informou que quando chegar de viagem “na sexta-feira, vamos conversar e, estou à disposição para negociar com os funcionários”. O presidente acredita que o gestor irá resolver. “Então estou acreditando que ele vai solucionar o problema dos funcionários”.

Compreensível, Félix entende a situação financeira do município. “A coisa não é fácil. Veja uma ponte que passou seis meses por arrumar! Aqui, quase não tem nenhuma arrecadação própria, só dinheiro do Estado e da União, tudo isso dificulta o trabalho com agilidade”.

O presidente ainda elogiou o secretário e a gestão a respeito da feitura da ponte sobre o Riacho Anjos. “Parabenizo o secretário de Infraestrutura pelo empenho. A ponte hoje está fazendo a trafegabilidade entre os dois municípios; infelizmente não tivemos o apoio do prefeito vizinho, mas nem por isso o prefeito Aleandro Passarinho deixou de buscar a solução para o problema e, a gente fica feliz em saber”.

Indicação

O vereador Antônio Félix fez indicação solicitando o prefeito Aleandro Passarinho construir mais uma sala de aula na Escola Artur Coutinho – localidade Altos, pois segundo o parlamentar as salas existentes na escola não são suficientes para atender a demanda.

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPrefeito Zé Gomes elenca avanços no setor da saúde conquistados com a ajuda do deputado Hildo Rocha
Próximo artigoRigo Teles denuncia prefeito por manter um lixão a céu aberto em Barra do Corda
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.