TRANSPARÊNCIA: Governo Buscando Melhorias realiza audiência pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano

0
1172
Audiência pública: Aspecto

Em mais uma audiência pública o governo municipal demonstrou a transparência em suas ações. O chefe de cada pasta fez um apanhado das realizações da respectiva pasta.

Cultura, Turismo e Eventos

Joilene Assunção explanou ações da secretaria de Cultura e Turismo quando respondia pela pasta. Hoje é Presidente do Conselho de Cultura e Turismo. Iniciou falando a respeito da biblioteca Lucicleide Cunha de Sá, que é bastante visitada recebendo alunos da rede municipal e estadual e toda a sociedade, realizando pesquisas em livros, na internet e trabalho de impressão, além da realização do cinema na biblioteca (exibição de filmes com mensagens formativas, positivas].

Ela também informou a respeito da feira cultural que acontece a cada 15 dias, que segue um calendário anual. A feira é um espaço no qual as pessoas vendem seus produtos e/ou serviços e os visitantes apreciam uma boa música ao vivo com artistas locais, que são remunerados pelos feirantes.

Joilene também explanou acerca do turismo da cidade, que de acordo a presidente e Secretária da Instância de Governança Fórum Turístico Chapada das Mesas, Fortaleza dos Nogueiras tem recebido turistas de vários Estados do Brasil como Pará, Piauí, Tocantins; além de cidades como Carolina, Riachão e a capital São Luís. “Então isso é o desenvolvimento de várias ações que vêm sendo feitas há quase 7 anos e, hoje, graças a Deus, estamos colhendo frutos dessas ações”.

Sobre o Farol do Saber, Joilene explicou que em junho será aberto ao público, pois até lá é preciso instalar o bibilivre – um sistema onde todos os livros são cadastrados, realizado o cadastro dos usuários gerando a carteirinha.

Agricultura – SEMAPA
As ações da Secretaria Municipal de Agricultura foram explanadas por Ernane Seidel, Assessor Técnico da pasta. Ele afirmou que que a SEMAPA “realiza em média 3 atendimentos por dia para orientações nas atividades agrícolas, alimentação e sanidade animal. Distribuímos no quadrimestre 1,3 ton de sementes de milho num total de 6,3 toneladas  distribuídos na Safra 2018/2019,  beneficiando mais de 490 agricultores, formando em média  315 ha de área plantada”.
Também informou que “a patrulha mecanizada agrícola realizou o atendimento a 98 propriedades, com 272 hectares de solo preparado. No transporte (lenha, estaca, produção, calcário, etc.), foram 96 proprietários beneficiados”.

Ernane também falou a respeito do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), executado pela SEMAPA em Fortaleza dos Nogueiras, citando os seguintes números:

– 28 agricultores cadastrados como fornecedores;
– 01 Central de Recebimento e Distribuição no município;
– 03 entidades cadastradas no município para receber a doação dos alimentos (PRECAVI, CRAS e Escola Tia Anália);
– 2.088 pessoas atendidas
– 61 mil reais comercializados;
– 20,9 toneladas de alimentos doados.
A respeito da Gestão e Operacionalização do Matadouro Municipal a SEMAPA “concentra-se em coordenar a equipe de colaboradores para o abate em média de 75 bovinos por semana, onde as carcaças são entregues diretamente no estabelecimento comercial”, afirmou o Assessor Técnico. “Mantem um veterinário para inspeção sanitária de cada animal abatido. Realizou reformas emergenciais do espaço físico e a adequação do poço artesiano que abastece o matadouro e irá abastecer as comunidades do Cercado e Santana”.
Educação
A coordenadora escolar, Cleoneia explanou as ações da secretaria de Educação, enunciando que na abertura do ano letivo fez uma espécie de retrospectiva, apresentando tudo o que foi realizado no ano anterior; os programas previstos para o município e os responsáveis por cada programa e demonstrou os resultados do IDEB.

Ela falou ainda sobre a formação continuada, na qual um especialista demonstrou em uma palestra que o celular na sala de aula pode ser um instrumento aliado e não inimigo do ensino.

Também se referiu a ação de inclusão dos alunos com necessidades especiais em sala de aula com outros alunos.

Cleoneia também explanou acerca do plano de ação trabalhado com os gestores das escolas com o intuito de melhorar o rendimento escolar dos alunos. “Hoje cada gestor tem seu plano de ação e, estão procurando executar essas ações para melhorar o trabalho com os alunos como também com os professores”.

A coordenadora disse ainda que a secretaria vem buscando acabar com o multe seriado. Mas que ainda enfrenta muita resistência – algo que deve ser sanado com muita conversa para a conscientização de que “o multe seriado não dá resultado”, afirmou.

Demonstrativos contábeis 

José Wilson Júnior, contador da prefeitura municipal iniciou sua demonstração explicando que “A realização de audiências públicas é um dos instrumentos de transparência e forma de controle social, cujo objetivo é promover o resgate da cidadania, pois ela enseja a fiscalização e participação popular”.

E de sua explanação, abaixo verifica-se demonstrativo de ensino e receitas vinculadas à educação e saúde.

 

 “Quando a gente aponta tem três dedos apontando pra gente e, cadê meu papel? O que estou fazendo perante meu município, perante minha sociedade, para que eu possa cobrar dos outros?”, disse o contador José Wilson referindo-se a falta de participação da sociedade. “Aqui tem um percentual muito baixo da população de Fortaleza dos Nogueiras. Divulgado foi, convidado foi. Então é fácil apontar e difícil fazer o papel que a gente tem de fazer perante a sociedade. Então a partir do momento que eu não faço nada, também não tenho direito de apontar erros que eles nem conhecem. Aqui é o momento de estar a população, que além de ver as ações do município, estar cobrando, ver o que está sendo feito, o que tem para fazer”.

Também explanou ações de sua pasta a secretaria de Infraestrutura, com o secretário Ribamar Pereira.

Estiveram presentes também os vereadores Carlos Zoel e o presidente da Câmara, Antônio Félix. Ambos usaram a palavra.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAudiência Pública – Primeiro quadrimestre de 2019
Próximo artigoALFINETADAS: Vereadores digladiam-se em sessão da CV de FN
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.