Alex Brito fala sobre jornalismo e escolha de profissão pela ótica do Novo Ensino Médio

0
280

A convite das professoras Regina Nobre e Lilian Maria do Centro de Ensino Marcelino Machado, o jornalista e escritor Alex Brito conversou com alunos do 1º ano sobre profissão, status e realização financeira.                                                                                                                                                                                                               Day Lima

 

 

 

 

O cronograma de implementação do Novo Ensino Médio é um dos assuntos mais comentados e discutidos dentro do setor da Educação Básica. Anunciado pelo MEC – Ministério da Educação, em julho de 2021, valerá para todas as escolas públicas e privadas do país.

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante.

Visando contribuir com a escola Marcelino Machado nesse novo formato de ensino, as professoras Regina Nobre e Lilian Maria, convidaram o jornalista e escritor Alex Brito para ministrar uma palestra sobre a escolha da profissão, status e realização financeira, que aconteceu no final do mês passado.

Brito iniciou sua fala demonstrando que o paralelo visado entre profissionalismo, dinheiro e status pode ser maléfico para a profissão escolhida. Logo, “dinheiro e status virão mesmo, por conseguinte ao trabalho que se faz com dedicação, buscando a excelência. Portanto, o foco não pode ser o valor pecuniário, mas sim, fazer de sua profissão algo que agregue valor às pessoas. Diz respeito ao que eu estou disposto a fazer pelo outro”.

Também falou sobre o poder do universo agindo em favor de nós, pontuando que “manter pensamentos e palavras positivas coloca o cérebro em estado de vibração por aquilo que tanto se almeja, o que contribui para o alcance dos objetivos”.

A professora Lilian Maria Pereira Ferreira, facilitadora da disciplina Pre-IF (Humanas), disse que é “de grande valia o Novo Ensino Médio, e a disciplina Pre-IF veio acrescentar no currículo do aluno”.

Ela explicou que além da Pre-IF de Humanas, há também a Pre-IF de Exatas e Sociais e as Eletivas de Base. “Eles começam a ver no primeiro ano essas Pre-IF’s e no segundo e terceiro ano vão continuar com aquela que eles escolheram. É uma grande inovação esse novo Ensino Médio”, concluiu.

Ao final dos três anos do novo EM – Ensino Médio, o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular, também o certificado de nível técnico ou profissionalizante que cursou.

Os itinerários formativos – as Pre-IF’s, as quais se referiu a professora Lilian, são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

As disciplinas eletivas de base, também citadas pela educadora, são matérias que os alunos poderão escolher e que não fazem parte do itinerário formativo que ele está seguindo. Por exemplo, um aluno que esteja seguindo o itinerário de Ciências Humanas poderá escolher uma disciplina eletiva de jogos matemáticos.

A professora Maria Regina Alves Nobre Silva, também facilitadora da disciplina Pre-IF Humanas, enfatizou que nessa nova modalidade de ensino, “o aluno é o protagonista. E quem é este aluno protagonista? É aquele que age diretamente em seu próprio ensino, desenvolvendo, inclusive, novas habilidades. Ele desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado. Não apenas absorve conteúdo, mas também agrega, pois pesquisa informações, expõe ideias, debate, cria”.

Ela também parabenizou a participação de Alex Brito, enunciando que suas palavras “contribuíram para fazer os alunos pensar na importância da escolha da carreira, tendo como intuito a excelência do trabalho prestado dentro de sua profissão, o que significa fazer o seu melhor na área escolhida para melhorar e impactar positivamente a vida das pessoas. Não atrelando seu trabalho tão somente à realização financeira”.

 

 

 

Texto: Day Lima
Informações do Novo Ensino Médio: MEC

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorΠλήρης κατάταξη των εξαιρετικών οργανισμών στην Ελλάδα 2023
Próximo artigoRealizada III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em FN
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.