Centro de Ensino Marcelino Machado tem a melhor nota do sul do Maranhão no Ideb – 5,1 e ultrapassa a média nacional de 4,2

0
1314

A competência, a dedicação e o empenho dos docentes e discentes do Centro de Ensino Marcelino Machado culminou no próspero resultado de 5,1 na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2019.  E como se não bastasse o êxito, a nota da escola ultrapassou a média nacional, que ficou em 4,2 (fonte: www.gov.br) Ministério da Educação.  “A primeira palavra que vem é gratidão pelo grande resultado que tivemos”, externou a gestora Maria Dalva Macedo. “Foi um momento de grande alegria nós recebermos este resultado – fruto do trabalho, da dedicação de todo corpo docente da escola, da gestão e principalmente dos alunos”. E completou: “O nosso papel como educador é sempre pensando no melhor dos nossos jovens, dos nossos adolescentes (…) para que sejam bons cidadãos transformadores de uma sociedade mais justa”.

Docentes Marcelino Machado: “Um bom trabalho gera grandes resultados – 5,1 no Ideb 2019.

O Ideb é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio. Foi criado em 2005 pelo MEC, que o divulga, desde então, a cada dois anos. É calculado em observância às notas de 0 a 10 com base em dois fatores: índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar; notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Para o gestor adjunto, José Macedo a nota no Ideb do Centro de Ensino Marcelino Machado “é fruto do trabalho de todo o conjunto da escola: corpo docente e discente. E aqui em Fortaleza foi fruto da melhor gestão em 2019 – a Dalvinha como uma diretora super competente, com todo corpo maravilhoso de professores junto com a empolgação dos alunos e muito compromisso com a educação”.

O resultado foi divulgado ano passado, mas em razão do momento vivido, em virtude da pandemia, a escola só tornou público para toda a comunidade escolar e para o município de Fortaleza dos Nogueiras na terça-feira, 25.

“A gente trabalha na escola Marcelino Machado acreditando no potencial dos nossos alunos e foi acreditando nesse potencial que nós fizemos um trabalho para que gerasse esse resultado”, enfatizou a professora de língua Portuguesa, Maria Regina Nobre.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Hyanna Lima Santos, disse que “todos os anos, não somente no ano do Ideb, a gente sempre se esforçou muito. E para nós da família Marcelino Machado é muito importante ter hoje a nota no Ideb de 5,1”.

N.R. Faz parte do quadro de professores da escola Marcelino Machado, o mestre Antônio Ribeiro da Silva, exímio professor de Matemática – o melhor do Sul do Maranhão.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLeo Coelho proporciona contato mais estreito entre representantes do povo de sua terra MA com renomados líderes políticos auxiliando na aquisição de recursos
Próximo artigoEdilázio denuncia perseguição de Flávio Dino a PM que posou para foto com Bolsonaro
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.