ELEIÇÕES 2020 – Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor para colaborar com uma melhor municipalidade

0
478

Material está disponível para quem pleiteia uma vaga no cenário municipal, seja como prefeito ou vereador, e quer colocar o empreendedorismo como pauta de seu mandato.

Na tarde desta segunda-feira, 28, mais um esforço do Sebrae foi realizado para melhorar o ambiente de negócios nos municípios brasileiros, favorecendo o desenvolvimento dos mesmos. A instituição acaba de lançar nacionalmente o Guia do Candidato Empreendedor em duas versões para quem almeja um cargo nessas eleições 2020, seja como prefeito ou vereador.

O evento de lançamento ocorreu em ambiente online, com a presença de executivos do Sebrae Nacional e parceiros institucionais com importante contribuição no material, como a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa (FPMMPE), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Na versão reduzida do documento apresentado hoje, o Sebrae reuniu 10 dicas para o candidato à gestão pública, levando em consideração a temática do empreendedorismo e seus benefícios para o desenvolvimento local. O material está estruturado a partir de temas como emprego, mobilização de lideranças, desburocratização e simplificação, apoio ao empreendedor, compras públicas, empreendedorismo nas escolas, capacitação, fortalecimento da identidade do município, incentivo à cooperação e promoção à inovação e sustentabilidade fazendo um apanhado rápido sobre as principais temáticas.

Já na versão completa, os assuntos do documento anterior passam a ser esmiuçados, desdobrando-se em 100 propostas de ações que podem compor um plano de governo de desenvolvimento econômico municipal. Nesse contexto, a gestão pública trabalha e colabora, decisivamente, para que o ambiente de negócios seja favorável ao fomento e fortalecimento de empreendimentos no território, gerando mais oportunidades, emprego e renda e proporcionando uma mudança significativa na realidade local.

Ambos os documentos podem ser consultados e impressos a qualquer momento. Basta que os interessados acessem o portal www.sebraema.com.br/candidatoempreendedor. A ideia é que a maioria dos que se propõem a um cargo público nestas eleições municipais de 2020 possa conhecer o conteúdo do guia, fazendo dele um material de consulta importante e contínua.

Na versão completa do guia, o Maranhão foi um dos estados destacados, envolvendo premiações e programas realizados pelo Sebrae em consonância com a gestão pública municipal e governança territorial. Exemplo disso é o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com as experiências das prefeituras de São José de Ribamar e Barreirinhas, que venceram a etapa nacional, respectivamente,  nas categorias Compras Governamentais  e Inovação e Sustentabilidade.  Além disso, o material enfoca o Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (LIDER), realizado pela instituição no Litoral Ocidental, Lençóis Maranhenses e Região Tocantina.

Caminho sem volta

O Guia do Candidato Empreendedor é, sem dúvida, um trabalho meticuloso do Sebraee dos parceiros institucionais deste projeto que proporciona aos municípios uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento ímpares, tendo como esteio os pequenos negócios. “Cremos que esse processo passa, primeiramente, pela vontade política da municipalidade que pode conduzir as mudanças através de ações favoráveis para estimular e engajar o cidadão”, aponta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.

O executivo complementa que um programa de governo construído a partir da visão que o candidato tenha do município é fundamental para auxiliar a população na escolha de seus representantes.

“Por isso, o Sebrae vê o desenvolvimento local como prioridade para que a gestão pública deixe de ser refém das urgências e passe a ser protagonista do avanço.  Mas esse processo é transversal e as ações para saúde, educação, infraestrutura, segurança, dentre outras, precisam estar articuladas em prol de um projeto sistêmico para desenvolver o município”, analisa.

Fazer a diferença, fugir do lugar comum e optar pela inovação na gestão pública rende grandes frutos para os municípios, como sinaliza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae estadual, Raimundo Coelho.

“Nessa perspectiva, é necessário que todos os setores e níveis da administração municipal tenham conectividade para que,em conjunto, possam oportunizar a geração de indicadores de desenvolvimento, favorecidos pelo fomento e valorização do empreendedorismo, incluindo aqui crianças, adolescentes ejovens em idade escolar, assim como incentivando o turismo regional, a agricultura familiar e a construção da identidade regional a partir das vocações locais”, reforça o dirigente.

 

 

Da Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSuper Marcelo preza por preço, qualidade e excelência no atendimento em Fortaleza dos Nogueiras
Próximo artigoCâmara de FN faz sessão extraordinária em apoio aos professores acerca do projeto de subvinculação dos precatórios do Fundef
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.