Em sessão itinerante comunidade Brejão reivindica melhoria na saúde, educação e infraestrutura

0
913

Como de praxe na gestão do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza dos Nogueiras, Edimar Dias, sempre na última semana do mês acontece a sessão itinerante numa localidade do município. Na segunda-feira, 30, a câmara realizou a sessão na Localidade Brejão.

A comunidade reivindicou melhoramento no tripé: saúde, educação e infraestrutura, no concerne em melhoramento de ramal; pediu que volte a funcionar os atendimentos odontológicos e, que o motorista do transporte escolar apanhe, sem reclamar, os alunos do Ensino Médio de uma comunidade distante do Brejão dois quilômetros. Pois uma moradora enunciou que o motorista disse que não é obrigação do município com alunos do estado.

Também foi aprovado o projeto de Lei 011/2023, alterando assim a lei 377/2011 que trata do horário de funcionamento de bares, lanchonetes, casa noturnas e similares. O vereador Anatólio Nogueira – Anatolin (AVANTE) solicitou uma emenda no projeto que limita o funcionamento das festas dançantes ao total de três por dia, mas após discussões contrárias à emenda, o vereador retirou da pauta.

Estiveram presentes à sessão os secretários André França (Saúde) e Wilton Cardoso (Infraestrutura), os quais em suas falas responderam os questionamentos e apontaram soluções para as reivindicações.

Falas dos parlamentares

A vereadora Ana Patrícia Sá (PDT) disse de seu carinho pela comunidade e enunciou as indicações que fez para a Localidade.

Ronaldo Mourão (PTB) enfatizou a dedicação que a vereadora Ana Patrícia tem para com a comunidade e explicou acerca do transporte escolar para os alunos do ensino Médio.

O vereador Carlos Zoel – Cazoel (AVANTE) falou a respeito da distribuição de água na comunidade, sobretudo no que se refere as mangueiras para a canalização, reportando-se ao ex-secretário de infraestrutura que, segundo o vereador, não se interessou em fazer o aterramento das mangueiras. Também explicou que o motorista jamais pode se negar a transportar alunos.

Joilma Santos (PDT) falou de sua visita à comunidade uns cinco meses atrás, juntamente com o vereador Carlos Zoel, Ronaldo e o Presidente da Casa, Edimar Dias, quando visitaram o posto de saúde; olharam as estradas, as pontes e elaboraram um relatório a respeito de tudo que precisava ser restabelecido.

Anatólio Nogueira (AVANTE) alertou que a estrada e as pontes – algumas das reinvindicações da comunidade – devem ser feitas o quanto antes, pois o período chuvoso se aproxima.

Gesmar Nogueira (AVANTE) enunciou que já são 14 anos que o aparelho autoclave do posto de saúde da comunidade está sem ser usado.

Autoclave é um dispositivo projetado para esterilizar várias ferramentas – cosméticas, laboratoriais, cirúrgicas, odontológicas, equipamentos usados ​​em clínicas de medicina estética, salões de piercing e estúdios de tatuagem. 

O vereador disse também que é urgente pôr uma lâmpada na porta do posto de saúde. Também afirmou que inadmissível o motorista não querer levar um ou outro aluno.

O presidente da Casa, vereador Edimar Dias (PTB) finalizando os trabalhos disse que todas as reinvindicações da comunidade serão encaminhadas ao gestor. E enunciou que a câmara voltará à comunidade para ver o que foi resolvido. “Aquilo que não foi resolvido, nós vamos para cima mais uma vez, cobrar.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRejeitado projeto que solicita exclusão de cargo de cirurgião da Unidade de Saúde de Fortaleza dos Nogueiras
Próximo artigoVereadores discutem formação de comissão especial para investigar a saúde
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.