Rejeitado projeto que solicita exclusão de cargo de cirurgião da Unidade de Saúde de Fortaleza dos Nogueiras

0
966

O Projeto de Lei Complementar 01/2023, que trata da extinção do cargo de médico plantonista cirurgião geral da Unidade Mista Casa de Saúde Ovídia Nogueira e o reenquadramento do servidor ocupante no cargo de médico plantonista clínico geral, foi a plenário na segunda-feira, 23, e teve o voto contrário à aprovação de todos os vereadores. Após a leitura do parecer jurídico da Casa refutando os argumentos do projeto oriundo do Poder Executivo Municipal, os vereadores reprovaram o documento, munindo-se de embasamento legal para proferirem seu voto.

Falas

Gesmar Nogueira (AVANTE) foi o primeiro parlamentar a usar a tribuna e mais uma vez justificando seu voto contrário ao projeto de lei que extinguiria o cargo de cirurgião afirmou que Fortaleza tem de avançar e não retroagir, ao lembrar que trinta anos atrás o município já realizava cirurgias.

O vereador Carlos Zoel – Cazoel (AVANTE) falou sobre a formação da comissão de investigação da saúde a partir da aprovação do requerimento de sua iniciativa e mais uma vez criticou o secretário de saúde, sobretudo no que concerne ao Projeto de Lei que solicita a exclusão do cargo de cirurgião. Também afirmou novamente, que jamais mudará sua conduta e explicou a respeito do código de ética, afirmando ser ele, talvez, o que segue estreitamente tal código.

Joilma Santos (PDT) ratificou a justificativa de seu voto – contrário ao Projeto de Lei que solicita exclusão de cargo de cirurgião; explicou que é necessário uma reunião com o jurídico da Casa, da prefeitura e o sindicato para ver a possibilidade de elevar a categoria de Auxiliares de Enfermagem à Técnicos no que concerne à remuneração pelo piso salarial, aprovado na Casa há algumas sessões.

A fala de Renato Arruda (PTB) versou sobre as auxiliares de enfermagem, que reivindicam ser remuneradas pelo piso salarial tal qual Técnicas, uma vez que desenvolvem com qualidade o mesmo serviço. Ele também disse que o vereador Carlos Zoel faltou com a verdade, quando afirmou que o requerimento pedindo para criar uma comissão para investigar saúde tramitou na Casa.

O vereador ratificou ainda seu voto – contrário – no Projeto de Lei que solicita a exclusão do cargo de cirurgião, perguntando às auxiliares de enfermagem acerca do tratamento do médico cirurgião Roberval para com elas.

A vereadora Ana Patrícia Sá além de falar sobre o polêmico projeto que trata da exclusão do cargo de cirurgião, anunciou uma novidade – a instalação do primeiro biodigestor em Fortaleza dos Nogueiras e mais uma vez mencionou os cursos Jovem Aprendiz e Faculdade Três Marias.

Biodigestor

É um sistema que transforma resíduos da produção rural em produtos de alta qualidade. É um equipamento fechado em que se introduz matéria orgânica para ser decomposta por diversos micro-organismos. Como subproduto são gerados o biofertilizante e o biogás.

Ronaldo Mourão (PTB) relatou acerca do Projeto de Lei que solicita a exclusão do cargo de cirurgião, mencionando o secretário de saúde, que teria dito a ele que se o projeto não fosse aprovado a culpa seria dos vereadores quando faltasse médico.

O parlamentar também disse que o vereador Carlos Zoel ofende os colegas com certos comentários, sobretudo quando a Casa tem um número maior de visitantes.

Em seguida deu-se o que se pode chamar do segundo round entre os vereadores Carlos Zoel e Joilma Santos, ainda sobre o famigerado requerimento para formação de comissão especial para investigar a saúde.

Finalizando a sessão o presidente da Casa, vereador Edimar Dias (PTB) parabenizou os demais vereadores pela aprovação do requerimento que cria a comissão especial de investigação da saúde e pela reprovação do projeto de Lei que excluiria o cargo de cirurgião.

O presidente dirigiu-se ainda às Auxiliares de Enfermagem, que buscam equiparação de sua categoria à de Técnicas, pelo piso salarial evidenciando que o caso é complexo, mas que proporcionará um diálogo entre os poderes para encontrar uma saída legal que atenda as profissionais.  

Requerimento

Depois de todo o embrolho o requerimento que solicita criação de uma comissão especial para investigara a saúde, de iniciativa do vereador Carlos Zoel, foi a plenário e recebeu votos favoráveis de todos os demais parlamentares, aprovado então por unanimidade.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMiguel Fest 2023 fala de transformar vidas através de boas ações
Próximo artigoEm sessão itinerante comunidade Brejão reivindica melhoria na saúde, educação e infraestrutura
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.