Formação pedagógica trabalha a busca pela afetividade no novo modelo de ensino

0
505

Com o tema A Busca pela Afetividade Nesse Novo Modelo de Ensino aconteceu na última semana do mês passado a primeira formação pedagógica da gestão Governando com o Povo. Com palestras voltadas para o afeto no ambiente escolar, demonstrando que este é um ingrediente primordial em qualquer relação humana, e que deve estar presente em todas as fases da vida do indivíduo, os dois dias de encontro foi de muito aprendizado, troca de experiências e homenagens – menção honrosa a educadores aposentados e a outros em memória.

O padre João Pedro iniciou as falas com um discurso sobre o tema, que norteou os discursos de praticamente todos que o sucederam. “Afetos são os elementos que conduzem nossos pensamentos, estimulam e energizam o processo de aprendizagem. Afetividade é o que transporta nossa vida: alegria, felicidade, esperança, o entusiasmo, a motivação, o poder, o prazer e o principal de todos – o amor”, assim o pároco ativou a reflexão dos que o ouviam.

E citou Rubem Alves ao dizer que “é inconcebível uma educação que não exista afetividade em sua composição”. Corroborando com o autor, disse que há muitos professores, educadores, que muitas vezes não transmite a afetividade, apenas conteúdo. E como é ruim, fica chata a aula”. Complementou. “Os afetos são os elementos que conduzem os nossos comportamentos, energizam a nossa aprendizagem, o nosso processo de transmitir conhecimento”.

A presidente da Câmara de vereadores, Ana Patrícia Sá, pediu uma “salva de palmas para o padre Pedro”, ao que o público respondeu uníssono. “Ele falou simplesmente tudo; falou da importância de vocês como professores. É uma classe que deveria ser bastante valorizada, porque merecem”. E refletiu sobre o ato de ser professor nos dias de hoje. “Hoje em dia o professor tem de ter talento, tem de ter o dom de ensinar. Não estou falando de vocês, mas antigamente era assim: iam fazer vestibular e, ‘eu não estudei o suficiente vou colocar para Pedagogia, Letras’. Isso mudou. Hoje em dia vocês são bem capacitados, fazem por amor e, eu me orgulho muito de fazer parte de uma família que vem de professoras”.

A Secretária de Educação, Maria José Costa de Sousa referindo-se ao momento delicado que se está vivendo, em virtude do aumento dos casos do novo coronavírus disse que “é difícil, é medo, é tensão, mas tudo se resumiu ao que o padre falou. As pessoas temem, não querem chegar perto um do outro, mas temos que confiar primeiro em Deus, porque nada acontece sem a permissão Dele, a nossa vida pertence a Ele, sem Ele nós não somos nada”.

Enfatizou que a secretaria está fazendo de tudo para oferecer o de melhor. “Com todo cuidado com nossos educadores, com nossos motoristas, agentes de serviços gerais, os vigias. Não é só com o professor que nós temos de ter essa preocupação, mas com o todo, começando lá do transporte escolar, com os alunos e com a família deles”. Após agradecer ao gestor Natan por confiar-lhe a pasta pediu compreensão a todos os professores. “Compreensão que eu digo, porque nem tudo é do jeito que a gente quer, nem tudo é da forma que a gente almeja, mas em tudo dai graças. E que Deus nos ilumine neste ano cheio de desafios, cheio de renovação, mas nós somos vitoriosos, somos de Deus”.

“Eu só, não faço nada e com vocês podemos fazer tudo”, disse o prefeito Luiz Natan  – Natanzinho (PP) após cumprimentar e agradecer todos presente. “E podem ter certeza, que comigo vocês podem contar, pois aqui estamos lutando pelo nosso povo, nosso município. Nós queremos o melhor, e o melhor nós só faremos se for todos juntos. Vamos trabalhar com o coração, com humanidade, com boas intenções, que a gente chega lá. Com Deus na frente tudo dá certo”.

Formação pedagógica: Presencial e online concentra grande número de educadores.

Em seguida a secretaria fez a entrega de materiais de segurança e combate ao coronavírus para os professores: viseira para o professor, máscara para os alunos e aventais para alguns discentes e professores. “Todas as escolas irão receber esses materiais”, informou Maria José. E posteriormente apresentou todo os diretores das escolas, equipe técnica da secretaria, equipe de apoio e as coordenadoras escolares.

Homenagem aos professores aposentados e em memória

Esses professores foram condecorados com uma placa pelos relevantes serviços prestados ao ato de facilitar o conhecimento. No total foram 21. “Nós não poderíamos deixar de homenagear vocês, assim de coração, porque a homenagem tem de fazer enquanto é viva”, lembrou a secretária. “É uma demonstração de carinho de todos os fortanogueirense pelo trabalho, pelo legado deixado por vocês, que com certeza ainda vão contribuir com a educação de Fortaleza dos Nogueiras, porque a gente ver as lágrimas, o carinho no rosto de vocês, o desejo de servir na educação”.

Foram homenageadas também em memória, professoras que recentemente deixaram este plano: Dicelma Ribeiro de Castro, Marinalva Macêdo de Sousa, Clores Maria de Castro Carvalho e Maria de Nazaré Mourão Coelho.

Aulas Online

O professor Antônio Ribeiro e Celene Barros demostraram como usar as plataformas Google meet e google forms para aulas e/ou atividades online.

Palestras

O encontro contou ainda com a palestra da psicopedagoga Jaciara Macedo, que deu contribuições valiosas sobre a forma de transmitir conhecimento e instigar o aluno a querer aprender. Iniciou citando Vygotsky. “Todos os seres humanos são capazes de aprender, mas é necessário que adaptemos a nossa forma de ensinar” e, complementou: “Se nós adaptarmos a nossa forma de ensinar no momento certo, com certeza essas crianças vão aprender; o aprendizado de Fortaleza dos Nogueiras vai melhorar muito”.

A assistente social do município, Alessandra Passarinho disse que há uma necessidade de mais profissionais para auxiliar os professores, que a meta é “agregar valores, pois ser professor é uma missão difícil”. Lembrou ainda que “a educação tem suas políticas públicas a serem seguidas, então a missão é fazer acontecer”. Evidenciou que a família é sumamente importante no processo de ensino-aprendizagem. “Família e escola têm quer andar juntas. Se a gente tiver em sintonia com o pai, a mãe, tia, avó, conversando explicando como o aluno está, você está trazendo a família para a escola. A família é a base, é fundamental”.

Bárbara Coelho, psicóloga do município, relembrou as palavras do Padre João Pedro: “amor, carinho, dedicação e todas as coisas boas e positivas”, como forma de definição de afetividade no novo modelo de ensino”. E levantou questionamentos relevantes como: “Será que quando o meu aluno ‘problemático’ [ela deu ênfase em aspas] chega na escola eu me interesso em saber porque que ele está sendo ‘problemático’ ou só taxo ele como um problema?

Ainda teve a professora Celene explicando e tirando dúvidas sobre o novo Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorIMAGEM DO DIA: Vereador Gesmar Nogueira acompanha operação tapa-buracos
Próximo artigoComitê de enfrentamento à covid-19 adota medidas restritivas que devem durar até 30 dias
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.