Projeto Escrita com Seda da Associação PRECAVI é apoiado pela fundação Banco do Brasil

0
1118

Associação Precavi conta com a parceria da Prefeitura Municipal e secretaria de Cultura, Turismo e Eventos

Mesa: Secretário de Administração e Finanças, Odair Miranda; Manoel de Jesus, gerente do Banco do Brasil de FN; Irmã Solange; instrutor Almir e Maria José (elaboração de projetos sociais).

Na semana passada aconteceu a cerimônia de ratificação do Projeto Escrita com Seda, apoiado pela FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL e desenvolvido na Associação Precavi (Preparação da Criança e do Adolescente Para a Vida).

Trata-se de um curso de serigrafia voltado, sobretudo a portadores de necessidades especiais.

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais”, a cerimônia foi iniciada com esta frase do escritor e psiquiatra Augusto Cury.

Serigrafia: Demonstração do local de trabalho.

E por meio das palavras de Cury a equipe do Programa Vida Nova sonha incansavelmente, por meio dos editais, a busca de melhorar o atendimento oferecido às crianças, adolescentes e jovens de Fortaleza dos Nogueiras/MA.

O Projeto escrita com Seda nasceu do desejo de realizar atividades com mulheres e jovens com algum tipo de deficiência. Visto que a Precavi já tinha desenvolvido uma atividade com os jovens especiais muito tempo atrás, mas por falta de recursos e por falta de pessoas qualificadas para trabalhar na área o sonho adormeceu. “Agora o público alvo tem a oportunidade de fazer um curso de Serigrafia… pois o sonho se tornou real porque acreditamos no potencial humano, na mudança de vida”. Afirma a Associação.

Enternecida: Irmã Claudete contempla cursista.

As atividades do projeto foram iniciadas em meados de julho deste ano com aulas teóricas e práticas. O projeto tem duração de um ano e no final será realizado a formatura dos cursistas.

Estiveram presentes compondo a mesa o secretário de Administração e Finanças, Odair Miranda, representando o prefeito Aleandro Gonçalves Passarinho; o gerente da agência do Banco do Brasil de Fortaleza dos Nogueiras e voluntário da Precavi, na área de captação e elaboração de projetos Sociais, Manoel de Jesus Gomes de Sousa; a secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Joelene Teixeira; Ir. Solange, representando a coordenação dos cursos no horário vespertino, e o instrutor Almir Gomes da Silva.

O gerente do banco do Brasil, Manoel de Jesus agradeceu à presidente da Associação Precavi, Ir. Claudete por tê-lo convidado a ser voluntário do Programa Vida. “Agradeço por poder fazer parte, poder contribuir”. Jesus disse que “O banco do Brasil e a Fundação vão continuar apoiando dentro da medida do possível”.

“É uma felicidade para cada um de nós estarmos aqui apreendendo. É mais uma lição para nós este curso”, disse um dos cursistas.

O secretário de Administração e Finanças, Odair Miranda enfatizou que falava “em nome do prefeito Aleandro Passarinho e do vice, Júnior”. E declarou que tudo que “vem para nosso município que gera desenvolvimento é bem vindo. Em nome do prefeito digo que a prefeitura se propõe a apoiar todas as demandas que se façam necessárias para que este projeto se desenvolva, que seja bem aproveitado pelos alunos e corresponda a expectativa de quem estar oferendo os cursos. Oxalá que todos os municípios tivesse a oportunidade de ter esse Vida Nova e Miguel Dell’Acqua para trazer prosperidade para os jovens, crianças, adolescentes”.

“O bom de você saber alguma coisa é poder transmitir para o próximo”, declarou o instrutor Almir. E explicou que na serigrafia “tem uma gama de produtos que são feitos além da pintura em camisetas. Com por exemplo, as placas de transito, cuja maioria delas são feitas na serigrafia; um adesivo em carro e em canetas, chaveiros, boa parte é feito na serigrafia. Embora cria-se máquinas modernas, impressoras, mas nunca vai substituir a serigrafia”.

Irmã Claudete de Carvalho observa que “quando se fazem coisas em conjunto todos saem ganhando, porque qualifica pessoas; e podem sonhar em ter um emprego diferente, uma família diferente e uma vida melhor”, referindo-se às parecerias.

Maria José (elaboração de projeto sociais) acredita que “escrever e tornar o sonho real [da concreção dos projetos] é maravilhoso, é uma alegria ímpar. O projeto está aí, foi aprovado, a equipe é competente e, sou muito feliz em trabalhar nessa área”.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEdilázio é membro titular de comissão que analisa Reforma Política
Próximo artigoVereadores tratam da publicação da lei do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores públicos municipais de FN
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.