Reunião da CIR em FN trata do atendimento no hospital regional

0
586

Presidende das Comissões Intergestores Regionais destaca eficiência da UTI neonatal de Balsas

CIR: Reunião intergestores trata do atendimento no hospital regional de Balsas aos 13 municípios da regional.

A reunião das Comissões Intergestores Regionais (CIR) de Balsas e Secretaria Estadual de Saúde (SES), aconteceu na quinta-feira (03). A atual edição pautou acerca do atendimento no hospital em Balsas, que cobre os 13 municípios da regional.

O hospital regional de Balsas atua em 4 áreas: clinica, ambulatorial, obstetrícia (grávidez) e pediatria.

Esta foi a terceira reunião, que acontece todos os meses, sempre na primeira quinta de cada mês. A primeira foi em Barra do Corda e a segunda em São Raimundo das Mangabeiras.

O objetivo primordial das reuniões da CIR é o planejamento das ações da saúde. “Tudo que acontece na saúde tem de ser planejado, organizado”, explicou o presidente das Comissões Intergestores Regionais, Dr. Luís Flavio de Lima Coelho. “Temos hoje resultados satisfatórios e, grande parte, são resultados que foram planejados nessas reuniões”. E exemplificou: “No ano passado com os secretários que estão aqui hoje, definimos o perfil do hospital regional de Balsas: a maternidade e, principalmente, a UTI neonatal foi resolução da CIR”.

E como resultado o presidente considerou um avanço em se tratando da diminuição do número de recém-nascidos encaminhados para Imperatriz, bem como os que vinham a óbito. “Nós tínhamos encaminhamento, em média, de um paciente para Imperatriz e, hoje temos uma média de um recém-nascido a cada 24 dias. 90% dessas crianças que iam para Imperatriz vinham a óbito. E hoje 90% das que eram encaminhadas para Imperatriz conseguem ser resolutivos na UTI neonatal de Balsas”.

As decisões da CIR são tomadas em conjunto, o que significa dizer que, se ao menos um secretário for contra o que a maioria decidir, tal decisão não vigorará.

Participaram da reunião em Fortaleza dos Nogueiras, no prédio da câmara municipal, os secretários de saúde dos municípios de Riachão, Tasso Fragoso, Loreto, São Pedro dos Crentes, Nova Colinas e Formosa da Serra Negra, além de vereadores, do presidente da CIR; Dra. Érina Sousa, farmacêutica e bioquímica e, a coordenadora da Atenção Básica do município de Balsas, Kátia Coelho.

O secretário de saúde de Fortaleza dos Nogueiras, Celso Horácio disse que “a reunião foi um sucesso”. Destacou que não vê “ninguém falando mal da saúde de Balsas, só vejo elogio”. Agradeceu a presença de todos os gestores e os demais que compareceram.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMaria Bethânia e Zeca Pagodinho mostram em BH a parceria improvável que deu samba
Próximo artigoEm sessão da CV de FN promotores de festas dançantes voltam à baila sobre realização de mais de um evento por vez
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.